Pular para o conteúdo principal

As Cinco Atitudes do Amor - tema dos Grupos de Reflexão dos familiares de Dependentes Químicos


O RESGATE DA AUTORIDADE DOS PAIS NA RELAÇÃO COM OS FILHOS.
COMO CRIAR UM CANAL DE AMOROSIDADE COM OS FILHOS E COLOCAR
LIMITES SEM CULPAS, MÁGOAS OU MEDO DE PERDÊ-LOS

“Nada irá mudá-lo senão a visão daquilo que o coração dele deseja mais ardentemente”. (pp.27 - O Poder Restaurador dos Relacionamentos Humanos, Larry Crabb)

ATITUDES


RESGATANDO A AUTORIDADE
DOS  PAIS


1ª ATITUDE
separar o(a) filho(a) de seu comportamento. Amamos nosso(a) filho(a). são
alguns comportamentos dele(a) que não aceitamos. Temos que pensar várias
vezes ao dia: amo meu filho(a), eu não aceito é o comportamento dele(a).



2ª ATITUDE
Sempre que formos falar com nossos filhos para elogiar e/ou corrigir, devemos definir quem é quem nessa relação, e quais suas funções. Sempre temos que começar com as palavras mágicas: Eu sou sua mãe (ou pai), você é meu filho(a)
e amo muito você e gostaria... . Nunca se esqueça que SEMPRE seremos os pais
e eles os filhos, não importa a idade.


3ª ATITUDE
Abraçar os filhos no mínimo três vezes ao dia. Não é um abraço espontâneo;
é um abraço planejado, intencional, estratégico, é o “dever de casa dos pais”.
Sempre que abraçar, mentalizar a ordem: “o seu coração vai ouvir o meu coração”.


4ª ATITUDE
Elogie uma vez ao dia seu filho(a). Aposte no positivo!
Como construir um elogio?
1)    Identifique o que de positivo o filho fez.
2)  Pergunte-se: Qual a qualidade de um filho que faz uma coisa dessas?
3)  O elogio é justamente a qualidade, o adjetivo.
4)  Após elogiar, é de fundamental importância dizer como você se sente: Feliz, contente, orgulhoso, ... com o comportamento dele.
Os elogios por atitudes do passado são sempre bem vindos. É um reconhecimento!


5ª ATITUDE
Use o poder de seus sentimentos e de sua afetividade. Não converse com seu filho cobrando, brigando, usando argumentos racionais. Traga o diálogo para a afetividade, fale na primeira pessoa. Para isso comece sempre o diálogo com a palavra EU!

Comentários

  1. Estas atitudes foram elaboradas pelo Dr. Valdir e são utilizadas pelo Adole Ser nos Postos de Saúde do Gama. A coordenação deste Projeto é feita pelo Médico Dr. Marcos Cesar Petindá e pela Enfermeira Maria de Lourdes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Prisão - um poema de uma amiga

Turbilhão de sentimentos Negros no céu cinzento Torrente de tristeza Afogando o viver Que já não admira a beleza  Eu-contradição Mar de emoção Interior e exterior Ser dual por imposição Ressentimento Sufocado Trancado com cadeado Devido às consequências Pés e Mãos atados Um beco sem saída Vivendo de aparências Sangrando a ferida A boca sorri Chora o coração O verdadeiro "eu" prisioneiro Acorrentado pelas conveniências Triste viver, triste lamentar...

Perdendo o foco ... ou descobrindo o que se esconde?

Todas as vezes que acolho em meu consultório pessoas em desespero, uma atitude comum a todas elas é a confusão. Queixam-se de não conseguir se concentrar, de se esquecer das coisas. Curioso é perceber que os desesperados são pessoas que perderam o foco...esqueceram-se do que de fato querem. No Filme Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol, há um diálogo interessante sobre isso: “Aonde fica a saída?", Perguntou Alice ao gato que ria. ”Depende”, respondeu o gato. ”De quê?”, replicou Alice; ”Depende de para onde você quer ir...” Uma pergunta tão simples que fazemos a todo instante, mas que carrega sobre si um peso enorme de nossa condição. ”Depende de para onde você quer ir...” Para o desesperado o sofrimento não é de não ter saída, mas de não saber que saída tomar! Por isso a confusão é percebida em crises. O desespero não é o problema, mas uma reação à sensação de não se saber o que precisa, de estar sem norte. E nessa situação qualquer saída é e ao mesmo tempo não é

Grupo de Reflexão - Familiares de Envolvidos em Dependência Química

Os Grupos de Reflexão são reuniões facilitadas por um profissional psicossocial que conduz os participantes sob um tema. Este Grupos não são terapêuticos, mas Operativos. Dessa forma, não se falar em terapia comunitária nesses grupos, mas em discussões temáticas e modificadoras de comportamento. Na promotoria de Justiça do Gama desenvolvemos Grupos de reflexão de Adolescentes em risco ( quintas-feiras), de Familiares de Dependentes Químicos ( primeira terça-feira do mês), de Dependentes Químicos ( última terça-feira do mês), de Homens envolvidos em Violência Doméstica ( segunda terça-feira do mês) e de Mulheres ( terceira terça-feira do mês). Os Grupos de Reflexão de familiares de Dependentes Químicos tem como base o modelo sistêmico, que considera a família  como um sistema, no qual famílias com problemas de dependência química mantém um equilíbrio dinâmico entre o uso de substâncias e o funcionamento familiar. Na perspectiva sistêmica, um dependente químico exerce uma importante