Pular para o conteúdo principal

Tratamento de Dependentes químicos no DF! Até quando o Governo vai fingir que faz alguma coisa ?

Acompanho um caso que me deixa atônito com o descaso do Estado quanto ao sofrimento do cidadão. Vou chamar este assistido de Paulo ( nome fictício mas história verdadeira).

Paulo usava crack até oito meses atrás. Autuado por porte ilegal de drogas, foi encaminhado ao Núcleo de Práticas Multidisciplinares do Ministério Público do DF a fim de que fosse escutado e devidamente encaminhado. O caso foi acompanhado por uma estagiária de psicologia que por meio de entrevista motivacional conseguiu encaminhar Paulo para desintoxicação em fazenda terapêutica,( pois o DF não tem nenhuma clínica para desintoxicação e os hospitais não tem estrutura para isso) e acompanhamento em CAPS-AD. O esforço de Paulo era notável, visto que participou assiduamente de todos os encaminhamentos a que foi submetido.Tem conseguido se manter "limpo" .

Mas surgiram impecílios: Na cidade onde ele mora não há CAPS-AD. Isso mesmo, uma cidade com mais de 150 mil habitantes não consegue sensibilizar o Governador do DF a montar um CAPS-AD. Paulo precisava pegar ônibus  quase todos os dias para frequentar o CAPS de Santa Maria a fim de se tratar. Resultado: parou de frequentar o CAPS-AD.

Mas o caso não parou por aí: No CAPS de Santa Maria o atendimento Psiquiátrico é sofrível, dado ao fato de que são muitos os assistidos e pouquíssimos os psiquiatras. O Núcleo, por meio dos estagiários de Direito orientou Paulo a entrar com ação junto ao INSS, tendo em vista que era um Dependente Químico que contribuía com a Previdência Social. Porém a ação prescindia de um laudo psiquiátrico. O Hospital da cidade não tem psiquiatra...isso mesmo...não tem!!! Encaminhei Paulo ao HRAN e mediei seu atendimento junto à psiquiatria. Por fim, o dependente químico precisava se tratar: esse era o relatório da psiquiatra que o atendeu. O INSS concordou e Paulo passou a receber R$200,00 por mês para se sustentar, sustentar quatro filhos e uma esposa. Ele me disse que não tinha como pagar a passagem para o CAPS-AD.

 Encaminhei o caso ao CRAS e ao CREAS. Depois de quatro meses de muita dor de cabeça e desgaste junto aos assistentes sociais daqueles orgãos,  o CRAS conseguiu uma cesta básica e inclusão de Paulo em um cadastro de inclusão social sem data para ser de fato atendido.  O CREAS disse que não tem verba para ajudar este cidadão a se dirigir ao CAPS-AD que só tem em outra cidade. 

Pergunto então: se Paulo voltar para as drogas e for preso, ficará mais barato para o Estado? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prisão - um poema de uma amiga

Turbilhão de sentimentos Negros no céu cinzento Torrente de tristeza Afogando o viver Que já não admira a beleza  Eu-contradição Mar de emoção Interior e exterior Ser dual por imposição Ressentimento Sufocado Trancado com cadeado Devido às consequências Pés e Mãos atados Um beco sem saída Vivendo de aparências Sangrando a ferida A boca sorri Chora o coração O verdadeiro "eu" prisioneiro Acorrentado pelas conveniências Triste viver, triste lamentar...

Perdendo o foco ... ou descobrindo o que se esconde?

Todas as vezes que acolho em meu consultório pessoas em desespero, uma atitude comum a todas elas é a confusão. Queixam-se de não conseguir se concentrar, de se esquecer das coisas. Curioso é perceber que os desesperados são pessoas que perderam o foco...esqueceram-se do que de fato querem. No Filme Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol, há um diálogo interessante sobre isso: “Aonde fica a saída?", Perguntou Alice ao gato que ria. ”Depende”, respondeu o gato. ”De quê?”, replicou Alice; ”Depende de para onde você quer ir...” Uma pergunta tão simples que fazemos a todo instante, mas que carrega sobre si um peso enorme de nossa condição. ”Depende de para onde você quer ir...” Para o desesperado o sofrimento não é de não ter saída, mas de não saber que saída tomar! Por isso a confusão é percebida em crises. O desespero não é o problema, mas uma reação à sensação de não se saber o que precisa, de estar sem norte. E nessa situação qualquer saída é e ao mesmo tempo não é

Grupo de Reflexão - Familiares de Envolvidos em Dependência Química

Os Grupos de Reflexão são reuniões facilitadas por um profissional psicossocial que conduz os participantes sob um tema. Este Grupos não são terapêuticos, mas Operativos. Dessa forma, não se falar em terapia comunitária nesses grupos, mas em discussões temáticas e modificadoras de comportamento. Na promotoria de Justiça do Gama desenvolvemos Grupos de reflexão de Adolescentes em risco ( quintas-feiras), de Familiares de Dependentes Químicos ( primeira terça-feira do mês), de Dependentes Químicos ( última terça-feira do mês), de Homens envolvidos em Violência Doméstica ( segunda terça-feira do mês) e de Mulheres ( terceira terça-feira do mês). Os Grupos de Reflexão de familiares de Dependentes Químicos tem como base o modelo sistêmico, que considera a família  como um sistema, no qual famílias com problemas de dependência química mantém um equilíbrio dinâmico entre o uso de substâncias e o funcionamento familiar. Na perspectiva sistêmica, um dependente químico exerce uma importante