Pular para o conteúdo principal

Amor, a força que precisamos...

"Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada!"

Tomar decisões, dar conta de perder, suportar as frustrações.  Esses são desafios que enfrentamos diariamente. Até mesmo o ato de acordar consiste na tomada de decisão de continuar a vida, seja ela prazerosa ou não ( e sempre será). Por meio de "autoajuda" e de técnicas sugestivas diversas buscamos dar significado às nossas perdas e frustrações. Achamos que se "(re)significarmos" a vida teremos impulsos para avançar.( Ilusória essa palavra, porque aquilo que tem significado não precisa ser REsignificado e aquilo que não tem significado, ao ser REsignificado apenas restaura o que de fato é).

No entanto, de tao simples, a solução é "hercúlea" . Freud escreveu ao Martha Bernays, em 1882. (Carta de Sigmund Freud a Martha Bernays, 27 de Junho de 1882) que a segurança de ser amado nos torna ousados, fortes.

Atendo em meu consultórios pais e filhos que vivenciam o drama moderno de se sentirem perdidos: Filhos que não se dão conta de como podem ser aceitos por seus pais...pais que não conseguem se impor sobre a vontade perversa de seus filhos, pequenos imperadores impiedosos.  

Falta-nos perceber que estamos desaprendendo a expressarmos o que sentimos, e em nome de uma felicidade falaciosa, escondemos nosso grande vazio que tanto nos impulsionaria a viver. Desaprendemos o que é amar, por confundir essa ATITUDE com a EMOÇÃO de bem estar e completude. AMAR não é GOSTAR! Ser amado não é ser "gostado", mas ser DESEJADO. Amar é conferir IDENTIDADE e  LEGITIMIDADE. É dizer a quem se pertence, é deixar claro que  se pode contar.

Você, pai, pode contar com seu filho, mesmo que você erre, que não dê conta do que se espera de você? De ser um "erro"?  Você, filho, pode contar com seu pai e mãe mesmo que você frustre todas as expectativas geradas? Mesmo que "não preste"(palavra forte, mas que expressa a sensação de não ser amado).

Estar seguro de ser amado é estar convicto de que , mesmo não sendo perfeito, mesmo errando ( e errará), seu "status" de AMADO continuará inalterado!

Deixe isso claro para quem você ama! O "MALDIZIDO" não é DITO!


Comentários

  1. Oi Orlando,não sei se vc lembra de mim.Sou a Ieda. Nós estudamos filosofia juntos na UnB. Me interesso muito por psicanálise e achei legal que vc agora esteja nesse campo. Um abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Prisão - um poema de uma amiga

Turbilhão de sentimentos Negros no céu cinzento Torrente de tristeza Afogando o viver Que já não admira a beleza  Eu-contradição Mar de emoção Interior e exterior Ser dual por imposição Ressentimento Sufocado Trancado com cadeado Devido às consequências Pés e Mãos atados Um beco sem saída Vivendo de aparências Sangrando a ferida A boca sorri Chora o coração O verdadeiro "eu" prisioneiro Acorrentado pelas conveniências Triste viver, triste lamentar...

Grupo de Reflexão - Familiares de Envolvidos em Dependência Química

Os Grupos de Reflexão são reuniões facilitadas por um profissional psicossocial que conduz os participantes sob um tema. Este Grupos não são terapêuticos, mas Operativos. Dessa forma, não se falar em terapia comunitária nesses grupos, mas em discussões temáticas e modificadoras de comportamento. Na promotoria de Justiça do Gama desenvolvemos Grupos de reflexão de Adolescentes em risco ( quintas-feiras), de Familiares de Dependentes Químicos ( primeira terça-feira do mês), de Dependentes Químicos ( última terça-feira do mês), de Homens envolvidos em Violência Doméstica ( segunda terça-feira do mês) e de Mulheres ( terceira terça-feira do mês). Os Grupos de Reflexão de familiares de Dependentes Químicos tem como base o modelo sistêmico, que considera a família  como um sistema, no qual famílias com problemas de dependência química mantém um equilíbrio dinâmico entre o uso de substâncias e o funcionamento familiar. Na perspectiva sistêmica, um dependente químico exerce uma importante

Perdendo o foco ... ou descobrindo o que se esconde?

Todas as vezes que acolho em meu consultório pessoas em desespero, uma atitude comum a todas elas é a confusão. Queixam-se de não conseguir se concentrar, de se esquecer das coisas. Curioso é perceber que os desesperados são pessoas que perderam o foco...esqueceram-se do que de fato querem. No Filme Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol, há um diálogo interessante sobre isso: “Aonde fica a saída?", Perguntou Alice ao gato que ria. ”Depende”, respondeu o gato. ”De quê?”, replicou Alice; ”Depende de para onde você quer ir...” Uma pergunta tão simples que fazemos a todo instante, mas que carrega sobre si um peso enorme de nossa condição. ”Depende de para onde você quer ir...” Para o desesperado o sofrimento não é de não ter saída, mas de não saber que saída tomar! Por isso a confusão é percebida em crises. O desespero não é o problema, mas uma reação à sensação de não se saber o que precisa, de estar sem norte. E nessa situação qualquer saída é e ao mesmo tempo não é